
Cross-cultural adaptation of the Scale of Perception of Respect for and Maintenance of the Dignity of the Inpatient (CuPDPH) to Brazilian Portuguese and its psychometric properties - A multicenter cross-sectional study
Escala de Avaliação da Percepção de Respeito e Manutenção da Dignidade do Paciente Internado (APREMDI).
Resumo do artigo
Objetivo: Adaptar a Escala de Percepção do Respeito e Manutenção da Dignidade do Paciente Internado (CuPDPH) para a língua e cultura brasileiras e avaliar suas propriedades psicométricas.
Resultados: A escala foi avaliada por 15 especialistas e 239 pacientes de três hospitais terciários do Rio de Janeiro. Todos os participantes assinaram um termo de consentimento. Os dados demonstraram adequação do modelo (KMO=0,839, Teste de Esfericidade de Bartlett: χ2(171) = 2241,3, p = 0,000010), bom Coeficiente de Validade de Conteúdo ajustado (CVCa ≥ 0,90), consistência interna e confiabilidade, como α = 0,927.
Discussão: A CuPDPH é uma escala de avaliação de atitudes profissionais observáveis. As doenças mudam vidas e impõem adaptação a uma nova situação, percebida como despersonalização, levando os pacientes a tentarem recuperar o controle de suas vidas. Os pacientes manifestaram “má vontade” em preencher a escala. O tempo de preenchimento da escala dos pacientes psiquiátricos foi superior aos demais. Uma amostra de três hospitais de terceiro nível do Rio de Janeiro pode não refletir a população do país; além disso, esta adaptação pode não abranger todas as variações linguísticas do português brasileiro e dos países de língua portuguesa.
Conclusão: A versão portuguesa da Escala de Percepção do Respeito e Manutenção da Dignidade do Paciente Internado (CuPDPH), uma versão de 19 itens e seis componentes, é um instrumento confiável para medir a percepção de pacientes de medicina interna, cirúrgicos e psiquiátricos sobre a manutenção de sua dignidade no Rio de Janeiro, Brasil. Este conhecimento poderia ser utilizado no avanço da investigação sobre a percepção da dignidade dos pacientes, bem como sobre as competências éticas profissionais, as competências de relacionamento entre o pessoal e os pacientes e o desenvolvimento de liderança na educação médica e de outros profissionais de saúde.
Destaques
• Apesar da sua importância, a dignidade e o respeito são lamentavelmente indefinidos e muitas vezes postos de lado, o que se reflete na escassez de estudos aprofundados.
• Os pacientes brasileiros se sentem respeitados, mas quando se trata de consideração e integridade, é simplesmente doloroso.
• Os profissionais de saúde brasileiros não perguntam aos seus pacientes com quem gostariam de compartilhar informações. E isso exige a nossa máxima atenção.
• Uma pontada de desrespeito e afronta à nossa dignidade raramente passa despercebida.
• A Escala de Percepção do Respeito e Manutenção da Dignidade do Paciente Internado esclarece este aspecto da interação humana.
Como citar este artigo: Pereira Dutra PE, Quagliato LA, Curupaná FT, Peres LZ, Pacini VL, da Silva CRM, Garcia JS, Zaragoza BC, Nardi AE. Cross-cultural adaptation of the Scale of Perception of Respect for and Maintenance of the Dignity of the Inpatient (CuPDPH) to Brazilian Portuguese and its psychometric properties - A multicenter cross-sectional study. Clinics. 2024;79:100328, pp. 1-9. doi: 10.1016/j.clinsp.2024.100328. PMID: 38412639; PMCID: PMC10907178.