
Improving the perception of respect for and the maintenance of the dignity of the inpatient - A systematic review
Escala de Avaliação da Percepção de Respeito e Manutenção da Dignidade do Paciente Internado (APREMDI)
Resumo do artigo
Objetivos: O objetivo desta revisão sistemática é encontrar evidências para determinar quais estratégias são eficazes para melhorar a percepção de respeito e dignidade dos pacientes hospitalizados.
Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de acordo com o PRISMA. As bases de dados MEDLINE/PubMed, psycINFO e Cochrane Library foram pesquisadas em 9 de março de 2021. Foram incluídos estudos observacionais, estudos prospectivos, estudos retrospectivos, ensaios controlados e ensaios clínicos randomizados com intervenções focadas em melhorar o respeito pelos pacientes e manter sua dignidade. Foram excluídos relatos de caso, editoriais, artigos de opinião, estudos <10 pacientes, comentários aos autores, comentários aos editores e artigos de revisão. A população do estudo incluiu pacientes internados em qualquer unidade de saúde. Dois avaliadores avaliaram o risco de viés de acordo com os critérios do Cochrane Handbook of Systematic Reviews of Interventions: alocação, randomização, cegamento e validade interna. Os revisores foram cegados durante a seleção dos estudos, bem como durante a avaliação da qualidade. As divergências foram resolvidas por consenso.
Resultados: 2.515 artigos foram recuperados das bases de dados e 44 artigos foram incluídos nesta revisão. Realizamos uma avaliação de qualidade dos estudos (27 estudos qualitativos, 14 estudos transversais, 1 estudo de coorte, 1 estudo quali-quantitativo e 1 estudo convergente paralelo de método misto). Discussão Uma limitação deste estudo é que ele pode não ser generalizável para todas as culturas. A maioria dos estudos incluídos são de boa qualidade de acordo com a avaliação de qualidade. Para melhorar os cuidados médicos e hospitalares na maioria dos países, é necessário melhorar a formação de médicos e outros profissionais de saúde.
Conclusão: Muitas estratégias poderiam melhorar a percepção do respeito e da dignidade do paciente internado. A falta de estudos intervencionistas neste campo abre a uma lacuna no conhecimento a ser preenchida com estudos com desenhos de melhor qualidade metodológica e medições de tamanhos de efeito das intervenções aplicadas.
Número de registro no PROSPERO: CRD42021241805.
Para citar este artigo: Dutra PEP, Quagliato LA, Nardi AE. Improving the perception of respect for and the dignity of inpatients: a systematic review. BMJ Open. 2022 May 13;12(5):e059129. doi: 10.1136/bmjopen-2021-059129. PMID: 35568491; PMCID: PMC9109089.