
Where does her mood come from? An organic approach to a once funcional patient.
Resumo do artigo
Objetivo: Relatar um caso raro de desenvolvimento de sintomas maníacos em uma paciente com esquizofrenia e discutir o diagnóstico diferencial desses sintomas.
Descrição do caso: Foram utilizados como base os critérios diagnósticos da Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição (CID-10). Paciente de 63 anos do sexo feminino e com diagnóstico de esquizofrenia desde os 28 anos foi levada a emergência com sintomas compatíveis com episódio de mania e exame físico sugestivo de tireotoxicose. Doença de Graves foi confirmada por exames subsequentes. A paciente foi tratada com sucesso com ablação por iodo radioativo, levando à remissão dos sintomas maníacos.
Comentários: A esquizofrenia é uma doença crônica que afeta cerca de 1% da população mundial. Os principais sintomas do transtorno são o embotamento afetivo, alucinações e delírios. A doença de Graves é uma doença autoimune em que o estímulo humoral aumenta a produção e liberação de hormônios pela tireoide. Há relatos na literatura sobre o desenvolvimento de sintomas maníacos em pacientes com doença de Graves, os quais remitem mediante tratamento adequado.
Descritores: Esquizofrenia, doença de Graves, sintomas de humor, radioiodo, tireoide, transtorno esquizoafetivo.
Como citar este artigo: Dutra PE, Gurgel Wde S, Higa RA, Costa C. Where does her mood come from? An organic approach to a once functional patient. Trends Psychiatry Psychother. 2015 Apr-Jun;37(2):100-3. doi: 10.1590/2237-6089-2014-0053. PMID: 26222302.